Curitiba acaba de ganhar 52 ônibus novinhos e com dois espaços para cadeirantes pedidos pela APDAPD
Solicitação
Origem Portal
Protocolo 7028809
Protocolo Internet 453602
Situação Concluído
E-mail apdapdemail@gmail.com
Serviço ÔNIBUS
Descrição:
Data da Resposta 12/09/2017 09:14
Resposta Final: Agradecemos a sua manifestação e informamos que as características de acessibilidade dos ônibus são definidas pela norma ABNT NBR 14022, que têm de ser e são devidamente seguidas por este órgão gestor. Em relação ao espaço para cadeirante, esclarecemos que a referida norma realmente especifica a aplicação de pelo menos uma área reservada, o que está sendo devidamente atendido pela frota de Curitiba que, para a definição do leiaute interno dos veículos, também leva em consideração a acomodação confortável e segura dos demais passageiros.
Origem Portal
Protocolo 7028809
Protocolo Internet 453602
Situação Concluído
E-mail apdapdemail@gmail.com
Data da Solicitação 08/09/2017 22:17
Serviço ÔNIBUS
Descrição:
SOLICITA MELHORIA DO TRANSPORTE COLETIVO. SEGUE DESCRIÇÃO DO CIDADÃO NA INTEGRA: PEDIMOS A ESTA PREFEITURA E SECRETARIAS QUE ATENDAM “URGENTEMENTE” AS DEMANDAS DE CUNHO SOCIAL, SOLICITADAS PELA APDAPD-CURITIBA, UMA VEZ QUE: A TODA PESSOA É GARANTIDA O DIREITO DE IR E VIR, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ARTIGO 5º E NOS MARCOS LEGAIS, AS LEIS FEDERAIS NºS 10.048, 10.098 DE 2000 E 13.146, 06 DE JULHO DE 2015; DECRETO Nº 5.296, DE 02.12.2004; ARTIGO 9º DA ONU, TRANSFORMADA EM EMENDA CONSTITUCIONAL PELO DECRETO 6949/2009 E O QUE É PRECONIZADO PELA ABNT. >> COMO ESTAMOS SENDO ATENDIDOS PELO CENSO DE 2010, SALIENTAMOS QUE A DEMANDA ESTA PEDINDO ATUALIZAÇÕES E COMO A ABNT SUGERE UM MÍNIMO DE UM BOX PARA CADEIRANTE E SEU CÃO GUIA, SOLICITAMOS QUE NAS FUTURAS AQUISIÇÕES PARA A FROTA (AINDA NESTE ANO COMO ANUNCIADO), TENHAM NO MÍNIMO DE DOIS BOX PARA ESTE FIM ( CADEIRANTE E SEU CÃO GUIA ). SALIENTAMOS QUE OS MOTORISTAS NÃO ACOLHEM O SEGUNDO CADEIRANTE E QUE JÁ NÃO É RARO O DEFICIENTE FÍSICO TER QUE AGUARDAR O SEGUNDO OU ATÉ O QUARTO VEÍCULO ATÉ EM BAIXO DE INTEMPERES OU PORQUE O ELEVADOR DEIXOU DE FUNCIONAR. ( FOTO ANEXO )
Imagem 1
Imagem 2
Órgão Responsável URBANIZAÇÃO DE CURITIBA
Imagem 1
Imagem 2
Órgão Responsável URBANIZAÇÃO DE CURITIBA
Data da Resposta 12/09/2017 09:14
Resposta Final: Agradecemos a sua manifestação e informamos que as características de acessibilidade dos ônibus são definidas pela norma ABNT NBR 14022, que têm de ser e são devidamente seguidas por este órgão gestor. Em relação ao espaço para cadeirante, esclarecemos que a referida norma realmente especifica a aplicação de pelo menos uma área reservada, o que está sendo devidamente atendido pela frota de Curitiba que, para a definição do leiaute interno dos veículos, também leva em consideração a acomodação confortável e segura dos demais passageiros.
Outrossim, salientamos que a URBS, através de avaliações de demanda e visando melhor satisfação de todos os usuários, já adotará a implantação de dois espaços reservados para os novos veículos a serem incorporados no sistema de transporte coletivo de Curitiba. Portanto, a solicitação ora pleiteada será atendida tão logo a renovação da frota seja judicialmente liberada.
OS PRIMEIROS COM DOIS BOX FORAM OS LIGEIRÃO EM 28/03/2018:
SOBRE...
Curitiba receberá 200 novos ônibus de vários modelos
Publicado em 22 de dezembro de 2018 por blogpontodeonibus
Fábrica da Caio, em Botucatu
A meta é substituir 450 ônibus até 2020. Presidente da Urbs esteve na fábrica da Caio, em Botucatu (SP), vistoriando o primeiro lote de veículos do modelo Caio Apache Vip
ALEXANDRE PELEGI
O presidente da Urbs – Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto, esteve esta semana na fábrica de carrocerias de ônibus Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo, verificando um dos lotes de ônibus que já foram entregues para o sistema da capital paranaense.
O dirigente da gerenciadora de transportes de Curitiba acompanhou a finalização da produção de ônibus modelo Caio Apache Vip IV para o Consórcio Transbus, prestador de linhas municipais.
Ogeny disse que até o final de abril serão entregues em torno de 200 novos ônibus para o sistema.
As renovações têm ocorrido desde o ano passado, após o acordo entre a prefeitura de Curitiba e as empresas de transporte, que não renovavam a frota desde 2013.
O acordo foi anunciado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no dia 14 de novembro de 2017. Na época, Greca afirmou que seriam cerca de 150 ônibus novos por ano até 2020. Relembre: Curitiba vai receber 150 ônibus novos por ano até 2020
16 ÔNIBUS ENTREGUES NESTA QUINTA-FEIRA
Na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro de 2018, 16 novos ônibus foram entregues para o transporte coletivo de Curitiba. Os veículos são do modelo comum, na cor laranja, que podem ser usados tanto em linhas alimentadoras quanto nas convencionais. Eles serão emplacados e preparados para entrarem em circulação no começo de janeiro.
A Prefeitura de Curitiba informa em comunicado que completará a renovação de 249 ônibus até março de 2019.
Os novos veículos começaram a ser comprados em dezembro de 2017, com a aquisição de 49 ônibus. Em março deste ano mais 25 biarticulados se juntaram à frota, e outros 14 ônibus comuns foram entregues em setembro.
A meta é substituir 450 ônibus até 2020.
EQUIPAMENTOS
A prefeitura da capital paranaense informa que todos os novos ônibus contam com câmera de monitoramento. “Nestes 16 novos são quatro câmeras internas em cada veículo. Toda a nova frota passou a contar com o item de série desde a chegada dos 25 biarticulados, em março passado”, informa.
A nova frota tem motor Euro 5, menos poluente, com suspensão pneumática, tecnologia que evita solavancos na frenagem do ônibus.
A iluminação interna é com lâmpadas LED, proporcionando mais claridade que as fluorescentes.
Cada novo ônibus tem duas vagas para cadeirante, uma a mais do que determina a legislação, e outros requisitos de acessibilidade, como sinal sonoro e visual de fechamento das portas e solicitação de parada do cadeirante.
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Renovação da frota
Cidade ganha 117 ônibus em dois anos. Mais 40 veículos estão a caminho
24/01/2019 17:58:00
Curitiba acaba de ganhar 52 ônibus novinhos. A entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (24/1/2019) no estacionamento do Parque Barigui. Em dois anos, 117 novos ônibus entraram em operação na capital. Acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, Greca relembrou que herdou a frota de ônibus deteriorada na cidade. O prefeito também adiantou que outros 40 ônibus serão entregues em fevereiro.
“Desde 2013 não se repunha o material rodante e a cidade se ressentia, e quase que perdeu o modelo que ela criou. Agora isso acabou. Estamos trazendo ônibus modernos com toda a acessibilidade para idosos e deficientes, com câmeras de segurança e o padrão de segurança Euro 5”, disse o prefeito Rafael Greca.
Dos 52 novos ônibus, 33 são do tipo micro especial e 19 veículos de modelos intercambiáveis, que podem operar na categoria alimentador ou convencional.
Os veículos vêm equipados com motores EURO V/PROCONVE P7 e padrão europeu de conformidade com o meio ambiente. Os ônibus também contam com monitoramento por câmeras, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Além disso, 20% dos bancos são destinados às pessoas com deficiência.
Investimentos
O presidente da Urbanização de Curitiba - Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, citou também que os ônibus vêm equipados com Day light, nos letreiros, o que permite que o usuário identifique rapidamente o nome da linha. Maia Neto explicou que Curitiba está investindo pesado para resgatar a qualidade do transporte de coletivo.
“Em renovação de frota foram investidos mais de R$ 150 milhões, tem também as reformas em terminais com previsão de R$ 85 milhões e também mais R$ 5 milhões nas reformas das estações-tubo. Então são R$ 240 milhões que estão sendo investidos só este ano no transporte coletivo de Curitiba”, enumerou o presidente da Urbs.
LEIA MAIS:
Novo modelo aumenta eficiência e reduz reclamações na manutenção de terminais e estações-tubo
Ligeirão, 249 ônibus comprados e reintegrações no sistema de transporte
Modelo
O prefeito citou que 250 cidades no mundo já copiaram o sistema de transporte de Curitiba, mas ressalvou que nos últimos tempos a qualidade não estava boa. “Nós tínhamos decaído nos últimos anos e eu estou tentando retomar o padrão de qualidade. Com estes 52 veículos, completamos a entrega de 117 ônibus novos, mas não para por aí: na primeira quinzena de fevereiro serão mais 40 ônibus novos e depois virão outros e assim por diante até a gente renovar toda a frota da cidade”, assegurou Greca.
O prefeito disse que comunga com a ideia do governador Ratinho Junior de estender o mesmo padrão de transporte que existe na capital para a região metropolitana. “Há uma grande disposição, minha e do governador Ratinho Junior, de trabalhar juntos para a construção cada vez mais sólida de uma grande cidade formada por Curitiba e pelas nove cidades vizinhas com uma rede única de transporte”, previu.
Internet no busão
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, parabenizou Curitiba pela modernização do transporte. “Nós precisamos pensar Curitiba e região metropolitana de maneira única. Essa é a intenção do nosso governador para que a gente possa juntos buscar parcerias e soluções na vida das pessoas”, disse.
“Parabéns a Curitiba, que inova na questão do transporte coletivo, trazendo ônibus com câmeras de segurança. Acho que é possível avançar mais e trazer wi-fi nos ônibus futuramente”, completou Ortega.
O prefeito Rafael Greca gostou da ideia de permitir que os usuários possam se conectar à internet nos ônibus. “O governador Ratinho Junior me pediu wi-fi nos ônibus de Curitiba. Ele é piazão e está ligado e eu também estou ligado e nós vamos trazer wi-fi nos ônibus”, disse o prefeito.
Sistema barato
Além de saudar a modernização do sistema de transporte coletivo, o prefeito também fez uma defesa do modelo de transporte de massa de Curitiba, garantindo que é uma opção muito mais barata do que o metrô ou mesmo Veículo Leve sobre Trilhos – o VLT.
“O modelo do BRT, do metrô de superfície, custa mil vezes menos do que o metrô enterrado. Se um quilômetro de BRT custa 10, o mesmo percurso de VLT custa 100 e o de metrô custa mil. A maioria das grandes cidades do mundo já não enterra o seu transporte. Elas já operam com o metrô de superfície. Esta é uma lição de Curitiba e não podemos perder isso”, exemplificou.
Mas ele não descartou a vinda de outros modelos de transporte que sejam complementares ao já existente. “Nós podemos ter outro material rodante, outros tipos de combustível, mas não podemos perder o que nós inventamos. Neste sistema de ônibus funciona toda a tradição de planejamento de Curitiba, idealizada pelo Ippuc e a Urbs, a tradição que sucedeu as antigas lotações do Aurélio Fressato, dos anos de 1950 e os bondes do Santiago Colle e do prefeito Cândido de Abreu”, historiou Greca.
Tarifa
Perguntando sobre o reajuste da tarifa de ônibus, o prefeito explicou que esta é uma conta que ainda está sendo construída pela Urbs, Comec e com a secretarias de Fazenda e do Desenvolvimento Urbano do Estado e a Secretaria de Finanças de Curitiba. “A nossa parceria é no sentido de buscar qualidade e de fazer o menor aumento possível”.
Participaram também do evento os vereadores Beto Moraes, Geovane Fernandes, Tito Zeglin, Mauro Bobato, Oscalino do Povo, o busólogo João Vitor da Silva Santos, o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Maurício Gulin, e empresários do setor de transporte.
fonte: MASSA NEWS
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Prefeitura de Curitiba entrega mais 52 ônibus para renovação da frota
Em dois anos a Prefeitura de Curitiba informa que foram comprados 249 novos ônibus para rodar na capital paranaense, sendo que 49 deles já estão nas ruas
(FOTO: LUCILIA GUIMARÃES/SMCS)
Nesta quinta-feira (24), o sistema de transporte coletivo de Curitiba vai ganhar 52 novos ônibuspara fazer parte da renovação da frota da capital. A entrega dos veículos será feita pelo prefeito Rafael Greca, às 14h30, no estacionamento do Parque Barigui, na entrada pela BR-277.
Categoria alimentador ou convencional
Dos 52 novos ônibus, 33 são do tipo micro especial e 19 veículos de modelos intercambiáveis, que podem operar na categoria alimentador ou convencional. Os veículos vêm equipados com motores EURO V/PROCONVE P7 e padrão europeu de conformidade com o meio ambiente.
Os ônibus também contam com monitoramento por câmeras, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, além de informação em braile para portadores de deficiência visual, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Nesta nova entrega, a Prefeitura de Curitiba informou que 20% dos bancos são destinados às pessoas com deficiência, e que em dois anos foram comprados 249 novos ônibus para rodar em Curitiba, sendo que 49 deles já estão nas ruas.
fonte: RIC MAIS
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OS PRIMEIROS COM DOIS BOX FORAM OS LIGEIRÃO EM 28/03/2018:
SOBRE...
Curitiba receberá 200 novos ônibus de vários modelos
Publicado em 22 de dezembro de 2018 por blogpontodeonibus
Fábrica da Caio, em Botucatu
A meta é substituir 450 ônibus até 2020. Presidente da Urbs esteve na fábrica da Caio, em Botucatu (SP), vistoriando o primeiro lote de veículos do modelo Caio Apache Vip
ALEXANDRE PELEGI
O presidente da Urbs – Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto, esteve esta semana na fábrica de carrocerias de ônibus Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo, verificando um dos lotes de ônibus que já foram entregues para o sistema da capital paranaense.
O dirigente da gerenciadora de transportes de Curitiba acompanhou a finalização da produção de ônibus modelo Caio Apache Vip IV para o Consórcio Transbus, prestador de linhas municipais.
Ogeny disse que até o final de abril serão entregues em torno de 200 novos ônibus para o sistema.
As renovações têm ocorrido desde o ano passado, após o acordo entre a prefeitura de Curitiba e as empresas de transporte, que não renovavam a frota desde 2013.
O acordo foi anunciado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no dia 14 de novembro de 2017. Na época, Greca afirmou que seriam cerca de 150 ônibus novos por ano até 2020. Relembre: Curitiba vai receber 150 ônibus novos por ano até 2020
16 ÔNIBUS ENTREGUES NESTA QUINTA-FEIRA
Na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro de 2018, 16 novos ônibus foram entregues para o transporte coletivo de Curitiba. Os veículos são do modelo comum, na cor laranja, que podem ser usados tanto em linhas alimentadoras quanto nas convencionais. Eles serão emplacados e preparados para entrarem em circulação no começo de janeiro.
A Prefeitura de Curitiba informa em comunicado que completará a renovação de 249 ônibus até março de 2019.
Os novos veículos começaram a ser comprados em dezembro de 2017, com a aquisição de 49 ônibus. Em março deste ano mais 25 biarticulados se juntaram à frota, e outros 14 ônibus comuns foram entregues em setembro.
A meta é substituir 450 ônibus até 2020.
EQUIPAMENTOS
A prefeitura da capital paranaense informa que todos os novos ônibus contam com câmera de monitoramento. “Nestes 16 novos são quatro câmeras internas em cada veículo. Toda a nova frota passou a contar com o item de série desde a chegada dos 25 biarticulados, em março passado”, informa.
A nova frota tem motor Euro 5, menos poluente, com suspensão pneumática, tecnologia que evita solavancos na frenagem do ônibus.
A iluminação interna é com lâmpadas LED, proporcionando mais claridade que as fluorescentes.
Cada novo ônibus tem duas vagas para cadeirante, uma a mais do que determina a legislação, e outros requisitos de acessibilidade, como sinal sonoro e visual de fechamento das portas e solicitação de parada do cadeirante.
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Renovação da frota
Cidade ganha 117 ônibus em dois anos. Mais 40 veículos estão a caminho
24/01/2019 17:58:00
Curitiba acaba de ganhar 52 ônibus novinhos. A entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (24/1/2019) no estacionamento do Parque Barigui. Em dois anos, 117 novos ônibus entraram em operação na capital. Acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, Greca relembrou que herdou a frota de ônibus deteriorada na cidade. O prefeito também adiantou que outros 40 ônibus serão entregues em fevereiro.
“Desde 2013 não se repunha o material rodante e a cidade se ressentia, e quase que perdeu o modelo que ela criou. Agora isso acabou. Estamos trazendo ônibus modernos com toda a acessibilidade para idosos e deficientes, com câmeras de segurança e o padrão de segurança Euro 5”, disse o prefeito Rafael Greca.
Dos 52 novos ônibus, 33 são do tipo micro especial e 19 veículos de modelos intercambiáveis, que podem operar na categoria alimentador ou convencional.
Os veículos vêm equipados com motores EURO V/PROCONVE P7 e padrão europeu de conformidade com o meio ambiente. Os ônibus também contam com monitoramento por câmeras, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Além disso, 20% dos bancos são destinados às pessoas com deficiência.
Investimentos
O presidente da Urbanização de Curitiba - Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, citou também que os ônibus vêm equipados com Day light, nos letreiros, o que permite que o usuário identifique rapidamente o nome da linha. Maia Neto explicou que Curitiba está investindo pesado para resgatar a qualidade do transporte de coletivo.
“Em renovação de frota foram investidos mais de R$ 150 milhões, tem também as reformas em terminais com previsão de R$ 85 milhões e também mais R$ 5 milhões nas reformas das estações-tubo. Então são R$ 240 milhões que estão sendo investidos só este ano no transporte coletivo de Curitiba”, enumerou o presidente da Urbs.
LEIA MAIS:
Novo modelo aumenta eficiência e reduz reclamações na manutenção de terminais e estações-tubo
Ligeirão, 249 ônibus comprados e reintegrações no sistema de transporte
Modelo
O prefeito citou que 250 cidades no mundo já copiaram o sistema de transporte de Curitiba, mas ressalvou que nos últimos tempos a qualidade não estava boa. “Nós tínhamos decaído nos últimos anos e eu estou tentando retomar o padrão de qualidade. Com estes 52 veículos, completamos a entrega de 117 ônibus novos, mas não para por aí: na primeira quinzena de fevereiro serão mais 40 ônibus novos e depois virão outros e assim por diante até a gente renovar toda a frota da cidade”, assegurou Greca.
O prefeito disse que comunga com a ideia do governador Ratinho Junior de estender o mesmo padrão de transporte que existe na capital para a região metropolitana. “Há uma grande disposição, minha e do governador Ratinho Junior, de trabalhar juntos para a construção cada vez mais sólida de uma grande cidade formada por Curitiba e pelas nove cidades vizinhas com uma rede única de transporte”, previu.
Internet no busão
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, parabenizou Curitiba pela modernização do transporte. “Nós precisamos pensar Curitiba e região metropolitana de maneira única. Essa é a intenção do nosso governador para que a gente possa juntos buscar parcerias e soluções na vida das pessoas”, disse.
“Parabéns a Curitiba, que inova na questão do transporte coletivo, trazendo ônibus com câmeras de segurança. Acho que é possível avançar mais e trazer wi-fi nos ônibus futuramente”, completou Ortega.
O prefeito Rafael Greca gostou da ideia de permitir que os usuários possam se conectar à internet nos ônibus. “O governador Ratinho Junior me pediu wi-fi nos ônibus de Curitiba. Ele é piazão e está ligado e eu também estou ligado e nós vamos trazer wi-fi nos ônibus”, disse o prefeito.
Sistema barato
Além de saudar a modernização do sistema de transporte coletivo, o prefeito também fez uma defesa do modelo de transporte de massa de Curitiba, garantindo que é uma opção muito mais barata do que o metrô ou mesmo Veículo Leve sobre Trilhos – o VLT.
“O modelo do BRT, do metrô de superfície, custa mil vezes menos do que o metrô enterrado. Se um quilômetro de BRT custa 10, o mesmo percurso de VLT custa 100 e o de metrô custa mil. A maioria das grandes cidades do mundo já não enterra o seu transporte. Elas já operam com o metrô de superfície. Esta é uma lição de Curitiba e não podemos perder isso”, exemplificou.
Mas ele não descartou a vinda de outros modelos de transporte que sejam complementares ao já existente. “Nós podemos ter outro material rodante, outros tipos de combustível, mas não podemos perder o que nós inventamos. Neste sistema de ônibus funciona toda a tradição de planejamento de Curitiba, idealizada pelo Ippuc e a Urbs, a tradição que sucedeu as antigas lotações do Aurélio Fressato, dos anos de 1950 e os bondes do Santiago Colle e do prefeito Cândido de Abreu”, historiou Greca.
Tarifa
Perguntando sobre o reajuste da tarifa de ônibus, o prefeito explicou que esta é uma conta que ainda está sendo construída pela Urbs, Comec e com a secretarias de Fazenda e do Desenvolvimento Urbano do Estado e a Secretaria de Finanças de Curitiba. “A nossa parceria é no sentido de buscar qualidade e de fazer o menor aumento possível”.
Participaram também do evento os vereadores Beto Moraes, Geovane Fernandes, Tito Zeglin, Mauro Bobato, Oscalino do Povo, o busólogo João Vitor da Silva Santos, o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Maurício Gulin, e empresários do setor de transporte.
fonte: MASSA NEWS
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Prefeitura de Curitiba entrega mais 52 ônibus para renovação da frota
Em dois anos a Prefeitura de Curitiba informa que foram comprados 249 novos ônibus para rodar na capital paranaense, sendo que 49 deles já estão nas ruas
(FOTO: LUCILIA GUIMARÃES/SMCS)
Nesta quinta-feira (24), o sistema de transporte coletivo de Curitiba vai ganhar 52 novos ônibuspara fazer parte da renovação da frota da capital. A entrega dos veículos será feita pelo prefeito Rafael Greca, às 14h30, no estacionamento do Parque Barigui, na entrada pela BR-277.
Categoria alimentador ou convencional
Dos 52 novos ônibus, 33 são do tipo micro especial e 19 veículos de modelos intercambiáveis, que podem operar na categoria alimentador ou convencional. Os veículos vêm equipados com motores EURO V/PROCONVE P7 e padrão europeu de conformidade com o meio ambiente.
Os ônibus também contam com monitoramento por câmeras, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, além de informação em braile para portadores de deficiência visual, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Nesta nova entrega, a Prefeitura de Curitiba informou que 20% dos bancos são destinados às pessoas com deficiência, e que em dois anos foram comprados 249 novos ônibus para rodar em Curitiba, sendo que 49 deles já estão nas ruas.
fonte: RIC MAIS
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